Oficina básica de DT em Floripa

Participantes prototipando
Participantes na etapa de experimentação colocando a ideia escolhida em prática.

Nome: Thiago Reginaldo
E-mail: th.reginaldo@gmail.com
Localização: Florianópolis - SC

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Foram elaborados os seguintes desafios pelas equipes de trabalho:

1) Como podemos estimular o professor a ser um sujeito mais cooperativo e criativo, inspirador e empoderado, capaz de compartilhar e vivenciar coletivamente novas experiências

2) Como podemos estimular o ecossistema comunicativo da comunidade escolar de modo a promover uma postura mais cocriativa e participativa na aprendizagem?

3) Como podemos incentivar o protagonismo social a partir do gestor escolar de modo que o ambiente educacional seja mais sustentável?

4) Como podemos estimular a proatividade do estudante de modo a torna-lo corresponsável pelo gerenciamento do conhecimento?

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
A oficina contou com 19 participantes dentre professores da Educação Básica e Superior, Gestores Escolares, Designers e Arquitetos. Foram montadas quatro equipes de trabalho que elaboraram seus desafios e prototiparam suas ideias.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
O material Design Thinking para Educadores foi utilizado na oficina e conduziu todas as etapas do processo. A parte teórica do documento e as sugestões de atividades e ferramentas foram fundamentais na organização e planejamento dos trabalhos.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Os participantes puderam compreender de maneira teórico-prática todas as etapas do material Design Thinking para Educadores. Eles puderam perceber que são fundamentais empatia, colaboração e experimentação. Nisso, geraram o desafio sem colocar a frente ideias já preconcebidas e consideraram os sujeitos, as ações e o propósito da problematização. Os participantes puderam ver aplicações para suas rotinas de trabalho e vida.

- - - -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *