DT no processo de pesquisa acadêmica

FOTOS MOMENTOS DT 3
AS PESQUISAS ACADÊMICAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO PREVENTIVA E INTEGRAL.

Nome: Oralda Adur de Souza
E-mail: oraldaadur@yahoo.com.br
Localização: Colombo - PR

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
O nosso desafio foi "Desenvolver um produto para ser implementado nas instituições afins, com foco na educação preventiva e integral".

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
Os participantes do grupo com o qual desenvolvi a oficina são integrantes de um núcleo de pesquisa , alunos de mestrado e doutorado em educação, pela Universidade Federal do Paraná. Em um dos nossos encontros, com a concordância da nossa orientadora, eu os convidei a participar da oficina. Houve aceitação de todos, porém alguns não conseguiram participar durante todo o tempo da oficina. A maioria ficou do início até o final.


Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
Organizei o roteiro da oficina que foi enviado anteriormente para a tutora DT. Junto com o roteiro encaminhei uma apresentação em power point composto por 35 slides. Na apresentação inseri um breve histórico do Design Thinking, definição do Design Thinking, Design Thinking para educadores tudo organizado a partir do próprio material Design Thinking para Educadores. Foi muito simples organizar a partir do material disponível e ficou de fácil compreensão para os participantes.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Para mim foi a constatação que esse formato de abordagem pode me auxiliar na continuidade das minhas pesquisas acadêmicas.
Os participantes mostraram-se surpresos com o resultado final. Verbalizaram o quanto é difícil colocar-se no lugar do outro e buscar soluções para questões que muitas vezes somente apontamos como inadequadas. Aprendemos muito com a oficina.

- - - -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *