Sobre o material

O material DT para Educadores, composto por um livro base e um caderno de atividades que podem ser baixados aqui neste site, mostra como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam.

Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas.

Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.

Como foi feito?

ied-145O Instituto Educadigital, desde 2010, tem utilizado o DT em suas atividades de formação com educadores e gestores, e nesse sentido identificou a necessidade de desenvolver um material de orientação, que pudesse ser amplamente disseminado para estimular que práticas colaborativas estejam cada vez mais presentes nos processos educativos.Depois de conhecer o material original, a diretora do Instituto, Priscila Gonsales, em viagem a São Fancisco, nos Estados Unidos, em 2013, visitou a IDEO e falou do interesse em fazer o remix, ou seja, criar a versão em Português. De volta ao Brasil, buscou apoio financeiro para a realização do projeto. Assim que soube da iniciativa, o professor e designer Fabio Silveira, que já atuava com Design Thinking, procurou Priscila para um trabalho conjunto na concepção e realização de oficinas de formação. A produção do material também contou com o apoio da jornalista multimídia Giulliana Bianconi.A utilização do DT pode ou não estar relacionada ao uso de tecnologias digitais na sala de aula. No entanto, é importante ressaltar que considerar o contexto da sociedade da informação – a cultura digital emergente na sociedade, e presente no cotidiano de professorese alunos – é fundamental em todo e qualquer projeto planejado para um ambiente educativo.

Recebemos apoio financeiro para os custos de tradução, adaptação, diagramação e criação do site. Buscamos agora patrocínio para levar oficinas para escolas públicas de todo o Brasil. Se você ou sua empresa tem interesse em ser um apoiador deste projeto, escreva para Priscila Gonsales (prigon@educadigital.org.br).

dt-creditos

dt-separador

dt-separador